segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Tenho medo do escuro


Desde que me mudei para minha casa atual, aos 5 anos de idade, passei a ter muito medo do escuro. Minha casa atual era uma antiga escola, e no meu antigo quarto costumava ter dois grandes desenhos: um palhaço e um coelho. E na primeira noite da mudança, quando acordei de madrugada, me vi olhando para o palhaço, e acabei me virando, com medo. Então percebi que o coelho, de alguma forma, também me olhava. Eu podia sentir um tremor na minha coluna e o suor no corpo. À noite, apenas com a claridade da rua, eles eram assustadores. E mesmo de manhã ou à tarde, eu não gostava de olhar pra eles. Eu me lembrava do susto. E então passei a temer o que não podia ver, por causa do escuro, e também o que eu veria se acendesse as luzes... Acho que foi meu primeiro acesso de paranoia.

Hoje, meus amigos me zoam. E MUITO.
Ainda hoje, sempre ando com uma lanterna por perto e sempre corro quando tenho que apagar a última luz. Nunca fico de costas para as partes escuras da casa, minhas respiração fica acelerada e eu demoro um pouco para me acalmar. Gostos de filmes de terror, com muito sangue e mortes absurdas. Gosto de filmes de suspense, me fazem pensar nas possibilidades da próxima ação na tela. Mas não assisto nenhum durante a noite. Só pela manhã ou a tarde, seguidos de uma animação ou musical, para tiras as cenas da cabeça e conseguir dormir.
Poucos foram os filmes que assisti desse gênero, à noite. "O grito" me fez ir dormir com a luz acesa por 3 meses. "Sinais" me fazia olhar para todos os reflexos da casa e na Tv, quando desligada. "Eu sou a lenda" me deu pesadelos e 4 meses dormindo com as luzes acesas, além de ser o motivo de até hoje, nunca entrar num ambiente totalmente escuro.

Meu último maior medo foi com o seriado "The Walking Dead".
Filmes de terror me assustam, mas zumbis, pessoas morrendo e levantando para atacar e comer carne humana, me assustam ainda mais. Porque isso pode acontecer um dia. Seja por vírus, mutação genética. Até mesmo por causa de bactérias resistentes... Um dia pode acontecer.
Mas de "TWD" o que mais me assustou, foi esse 1º episódio da 4º temporada... É isso aí! Passei por 3º temporadas, assistindo (pela manhã ou tarde, claro) e não me lembro de um único episódio que me tenha feito sentir tanto medo.

Não vou colocar a imagem da cena aqui, os motivos óbvios.
Mas gostaria de descrever que o que mais me assustou foram os passos do personagem, no chão da prisão. Passos úmidos, realmente marcados pelo suor na pele, causado por uma febre sem motivo aparente. Sim, eles estão em meio a outros zumbis, mas o contágio, até então, só acontecia pelo contato direto (mordida, arranhão) e esse novo episódio trouxe algo novo, algo surpreendente. Trouxe um contágio sem causa aparente. (Pelo ar ou água, talvez?)
Eu não sei dizer. Só posso dizer que ainda sinto medo, que ainda lembro da cena e ainda mantenho a luz acesa. Quando o 2º episódio sair e eu entender a causa do contágio, minha mente poderá se aquietar. Mas até lá? Vou ficar ansiosa e nervosa. Ainda bem que já estará disponível amanhã, embora só assista no sábado.
Uma semana apenas, para voltar (eu acho) a dormir com as luzes apagadas. (a luminária continuará acesa, sempre!)

Podem dizer que sou besta e infantil, que medo do escuro é uma piada e que eu deveria deixar disso, mas eu não consigo. Assim como não conseguimos respirar debaixo d'água ou sair por aí enfrentando feras selvagens com as mãos nuas, eu não consigo deixar de temer. Está na minha mente, estão no meu corpo. É uma reação automática.

Tudo que peço é respeito, é menos piadas infames sobre o medo disso ou daquilo, pois nunca se sabe como isso foi causado.
E claro, não me façam nenhuma festa surpresa: Se me levarem a entrar num ambiente sem luz, só pra gritar por "parabéns", podem ter certeza: o presente que me darão será um ataque do coração.





Nenhum comentário:

Postar um comentário